Beto Haddad e a culinária peruana

0
Coluna de Beto Haddad

Beto Haddad

Tão longe e tão perto

O Peru, país vizinho que tanto visitamos em busca das energias que pairam sobre Machu Pichu, além de outros encantos como Nazca e seus desenhos só vistos do céu, a cultura dos incas eternizada pelos seus descendentes nos arrebata agora com sua culinária fantástica e com a maior variedade de batatas, milhos e pimentas do mundo.

O grande sucesso da cozinha peruana é exatamente essa profusão de ingredientes que os incas, mais do que obras faraônicas e cultura, nos deixaram. Os cuidados que tinham com a agricultura e com a estocagem de alimentos mostram a preocupação deste povo com a alimentação. A cultura peruana é dona da maior variedade de tubérculos do mundo e, em Lima, nos encanta com um museu dedicado somente às batatas. É de cair o queixo de qualquer amante da culinária entrar no Mercado Central da capital peruana e apreciar a variedade de pimentas (Ajís) e milhos (Choclos).

Entre os pratos mais típicos e conhecidos no exterior, o Ceviche é sem dúvida, o mais popular. Nas ruas da agitada Lima, com seu trânsito caótico, nos esbarramos em cevicherias que servem uma variedade deste prato que vai de um simples peixe fresco misturado com suco de limão, pimenta, cebola, coentro, camote e choclo ou peixes e frutos do mar como camarões, polvo, lula e ostras, tudo misturado em sabores incomparáveis. Tudo isso acompanhado de uma Chicha Morada, refresco feito de um tipo de milho negro e de sabor fantástico. Deu água na boca? Então se prepare para muito mais

Uma dica para você conhecer um pouco mais desta cozinha exuberante, é entrar no site de uma das escolas de gastronomia mais bacanas de Lima – www.institutodelosandes.com. Também livros especializados com receitas maravilhosas. Ah! Pasmem, no nosso mercado central já existem as pimentas peruanas em bancas de pimenta especializadas como os ajís (leia-se arris), rocoto (espécie de um pimentão menor e picante), de onde você poderá fazer as receitas iguais as que fiz lá no Perú.

Em toda a sua vida, sempre tenha um bom apetite!