Um grande acompanhamento

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Por Marina Albano

O pão de alho é uma iguaria simples, mas que faz sucesso em restaurantes por todo país. Consiste tipicamente em um tipo de pão coberto por alho e azeite, grelhado, tostado ou assado no forno. Pode ser servido como um acompanhamento de massas ou na hora do lanche. Em Minas, é unanimidade ao ser servido em churrascarias. Várias casas oferecem o petisco, porém, em muitas delas, o pão de alho vem com recheios e sabores diferenciados. Algumas receitas são guardadas a sete chaves pelos empresários.

No restaurante Xico da Carne, as três unidades vendem 30 mil pães de alho por mês. Cerca de 90% da clientela que visita os restaurantes pedem a iguaria como acompanhamento do churrasco. Segundo o diretor do grupo, Rodrigo Nascimento, o pão de alho representa 50% do que sai da cozinha. “Um fato curioso aconteceu uma vez, quando duas pessoas consumiram 14 pães de alho, e só isso. Pediram a conta e foram embora” contou.

Há diversas variações modernas para servir a iguaria. Opções como cobrir os pães com diversos tipos de queijos (mozarela, cheddar ou feta) ou uma camada fina de parmesão ralado na hora também costuma ser usado para dar um sabor diferente. Variantes de influência mexicana incluem cobrir o pão de alho com queijos, salsa e pimentas. Muitos restaurantes utilizam manteiga no lugar do azeite e receitas com creme de leite ou requeijão.