Todos contra a dengue… até a culinária

0

Por Marina Albano

Você deve estar se perguntando o que a dengue tem em comum com a culinária. E a resposta é: compromisso social. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Itambé lançou o livro Cozinhando com Saúde, que além de apresentar receitas tradicionais da comida mineira, alerta o cidadão sobre a importância de adequar corretamente os resíduos produzidos.

Cascas de ovos, latas de alumínio, embalagens são alguns dos exemplos citados no livro com o intuito de que não virem criadouros do mosquito transmissor da Dengue e, consequentemente, promover a preservação do meio ambiente. Outro fator que incentivou a publicação é que os resíduos de alimentos, somados com pneus, vasos de plantas e outras, representam cerca de 70% dos criadouros em potencial de dengue.

Em uma segunda etapa do projeto, a SES, em parceria com a Itambé e o Movimento das Donas de Casa irá distribuir o livro de receitas para o público em geral nos supermercados. São parceiros do projeto alunos e professores do curso de gastronomia em Belo Horizonte e o Movimento de Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais.

Crédito da foto: André Brant