Os segredos da pizza

0

Mussarela, tomate, orégano, manjericão. Basta poucos ingredientes para sair do forno uma das delícias da culinária, a pizza. O preparo é prático e rápido. Em poucos minutos, é possível saborear uma combinação de sabores que agradam – e muito – paladares do mundo inteiro. Melhor ainda é saber que além de saborosa, a pizza carrega em seus ingredientes, uma porção de benefícios à saúde, quando consumida de forma moderada.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti Lívia Nogueira, a massa da pizza é rica em carboidratos, principal fonte de energia para o organismo. Seu consumo ajuda, também, na nutrição das células do sistema nervoso. Entretanto, é preciso atentar-se para as quantidades. “O ideal é que a massa seja fina, o que garante uma pizza menos calórica”, recomenda Lívia.

Entre os ingredientes mais utilizados no recheio estão o queijo e o tomate. Excelente fonte de cálcio, o queijo é fundamental para a formação e manutenção dos dentes, ossos e cartilagens. Além disso, é rico em proteínas, importantes para o desenvolvimento do organismo. Já o tomate é fonte de minerais, como potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro, além de vitaminas A, B e C. O vegetal contém, também, licopeno, substância antioxidante responsável por evitar o envelhecimento precoce.

Orégano e manjericão são as opções preferidas para agregar mais sabor à pizza. E também promovem benefícios à saúde. O manjericão possui ação anti-inflamatória e auxilia na digestão. Já o orégano ajuda a aliviar dores de cabeça e tem ação antibacteriana e anti-inflamatória. Além dos preferidos, outras opções também garantem sabor e aroma que agradam qualquer paladar. “Tomilho, manjerona, coentro, pimentão, salsa, cebola e alcaparra também são ótimas combinações para a pizza”, sugere a nutricionista.

Pizza vegetariana

Ingredientes da massa: 1 tablete de fermento biológico, 1 xícara (chá) de leite desnatado, 1 colher (sopa) de azeite, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (café) de sal.

Ingredientes do recheio: 4 de tomate em cubos pequenos, 1 berinjela em cubos, 1 pimentão vermelho em cubos, 3 colheres (sopa) de champignon picado, 1 colher (sopa) de orégano, 2 colheres (chá) de azeite, 2 dentes de alho amassados, 150g de queijo mussarela ralado.

Modo de preparo da massa: dissolva o fermento no leite morno e adicione o azeite, o sal e a farinha de trigo até ficar uma massa lisa que desprenda das mãos. Deixe crescer em um recipiente tampado por cerca de 30 minutos.

Recheio: coloque os tomates, a berinjela, o pimentão, o champignon, o orégano, o azeite e o alho em uma panela. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Reserve.
Montagem: abra a massa em uma mesa enfarinhada e forre uma forma redonda rasa grande. Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos. Retire, cubra com os vegetais e coloque o queijo por cima. Volte ao forno por mais 10 minutos.