Cuidando dos alimentos

0

Por Marina Albano

Nos últimos anos, a população tem se preocupado com uma alimentação saudável e balanceada. Contudo, também é importante ter cuidado no tratamento dos alimentos, seja na compra, na higienização ou manipulação.

Segundo a nutricionista Lorena Maranhão de Abreu, alimentos e água contaminados são os principais motivos de doenças intestinais. Por isso, a importância do cuidado com a preparação dos alimentos.

Higiene dos alimentosPara o chef de cozinha Eustaquio Romero de Assis, a manipulação adequada também é fundamental para executar um prato de qualidade. “O compromisso com ingredientes frescos e bem cuidados, mostram que o cozinheiro se preocupa com a matéria prima que utiliza, o que é essencial para um bom profissional”.

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde, do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição, elaborou o “Guia alimenta para a população brasileira”, que faz parte do programa Promovendo a Alimentação Saudável. Selecionamos algumas dicas primordiais para o seu dia a dia na cozinha.

  • Na hora da compra, observar as seguintes características para escolher as frutas, legumes e verduras. Se apresentarem essas condições, não são próprias para consumo: partes ou casca ou polpa amolecidas, manchadas, mofadas ou de cor alterada; folhas, talos ou raízes murchas, mofadas ou deterioradas; qualquer alteração na cor, na consistência ou no cheiro característico; excesso ou falta de umidade característica.
  • Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas.
  • Lavar em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.), folha a folha, e as frutas e legumes, um a um.
  • Colocar de molho, por dez minutos, em água clorada, utilizando produto adequado para esse fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de até 200ppm (uma colher de sopa para um litro).
  • Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados.
  • Manter sob refrigeração até a hora de servir.