Dia mundial do leite

0

Por Marina Albano

Dia primeiro de junho comemora-se o dia mundial do leite. Bebida importante no nosso dia-a-dia é celebrada em diversos países divulgando e alertando para que se crie uma consciência dos benefícios que o consumo deste alimento natural pode proporcionar.

Para o chefe do Centro de Pesquisa do Instituto de Laticínios Cândido Tostes – Epamig, Luiz Carlos Gonçalves Costa Júnior, é importante comemorar o Dia Mundial do Leite para que toda a população possa lembrar desse alimento quase completo. “De uma forma ou de outra, o leite fez ou faz parte da nossa alimentação em alguma fase de nossas vidas”, ressalta.

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil e tem um imenso valor nesse mercado. Segundo Luiz, a data é particularmente importante para a Epamig. “Temos um Centro – o Instituto de Laticínios Cândido Tostes – que concentra o ensino e a pesquisa única e exclusivamente sobre leite e seus derivados. Buscamos sempre garantir sua presença na mesa das famílias, melhorar as tecnologias para as indústrias e desenvolver novos e atrativos produtos a partir do produto.”

O leite é um alimento rico. É a melhor fonte de cálcio, que encontrado na bebida, é especificamente mais facilmente absorvido pelo organismo do que em outros alimentos. Contém vitaminas A, B1 e B12 e sais minerais essenciais como o fósforo, que ajuda na formação dos ossos e o manganês, que auxilia no funcionamento do cérebro. Por tamanha importância é importante comemorar o Dia Mundial do Leite. “Embora todo dia seja dia de beber leite.” finaliza Luiz Carlos.

Imagem: divulgação Epamig