Dia da Pizza no Brasil

0

Dia da Pizza no Brasil

Já há algum tempo comer uma pizza deixou de ser opção trivial e se transformou em programa sofisticado. Aqui no Brasil, ela faz aniversário no dia 10 de julho e a queridinha dos brasileiros se transformou em gourmet e com receitas bem mais aprimoradas que a tradicional.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, ela não foi inventada na Itália. Consta em registros que muito antes dos italianos, os egípcios já faziam uma massa que misturava farinha com água. Babilônios, hebreus e gregos também faziam a massa chamada de “pão-de-abraão”, muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

E onde entra os napolitanos nessa história? Eles foram os primeiros a acrescentar temperos, como o manjericão, a um disco de massa assado. Durante o período colonial, o tomate foi introduzido na culinária européia e logo passou a fazer parte das pizzas, que começaram a se assemelhar com as que conhecemos hoje. A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália e era servida também com ingredientes baratos, como toucinho, peixe frito e queijo. A pizza chegou ao Brasil no início do século XX e a criatividade dos brasileiros contribuiu para que novos sabores surgissem.

Os sabores já tradicionais como mussarela, portuguesa e marguerita dividem espaço no cardápio com novas receitas, dentro de um novo conceito de pizzarias gourmets, que se encaixam em um encontro de amigos, em uma reunião familiar e também para um momento romântico. Em Belo Horizonte, conhecida como a capital dos bares, estas casas têm programação e opções para todos os gostos como as pizzas de abobrinha grelhada na brasa com queijo polenguinho; carne de sol, queijo da serra da canastra e catupiri; lombo defumado e queijo minas; carne de sol com purê de moranga, entre outras.

Confira alguns sabores em outros estados:

São Paulo:
Nozes com mel
Folhas de mostarda
Pimenta
Coração de frango
Pizza de Strogonoff
Shitake

Rio de Janeiro:
Panceta
Kani c/ catupiry
Lasanha a bolonhesa
Ovo de codorna
Mexilhão

Brasília
Maça verde

Bahia
Rapadura

Curitiba
Pizza de rosas

Rio Grande do Sul
Chester, lombo canadense, sushi, kiwi

Curiosidade: Devido a boa recepção brasileira as pizzas, em 1985, Caio Luís de Carvalho – Secretário de Turismo – promoveu um concurso para decidir qual seria a melhor pizza da cidade. O concurso aconteceu no dia 10 de julho e, desde então, a data foi marcada como o Dia da Pizza.