Calhiente Mexicana

0

A culinária mexicana é uma das mais ricas no mundo, seja pela diversidade de ingredientes ou pelo colorido nos pratos, sempre bem decorados. A comida que é servida hoje no país, é resultado da influência cultural indígena, vindas de tempos milenares através dos astecas e maias. Já em meados do século XV, o colonizador europeu passa a fazer parte dessa história. Destaque para a Espanha, que trouxe para o México o porco e as hortaliças.

Calhiente Mexicana

Seus sabores são fortes e intensos, conquistando paladares dispostos a se entregarem. Como diz o cozinheiro Carlos Henrique Tavares, ‘é um sabor que se ama ou se odeia’. Isso porque algumas combinações parecem inusitadas, como o guacamole, uma pasta de abacate temperada.

Outro fator forte, bem forte, na culinária mexicana são as pimentas, conhecidos por lá como chilis. Tavares brinca ao dizer que ‘se você gosta somente um pouco de pimenta, nunca peça uma comida mexicana caprichada, pois eles capricham mesmo’. Para o chef do Consulado Honorário do México em Manaus, Fidel Peña, ao trazer a culinária mexicana para o Brasil a maior preocupação é com o cliente. “Precisamos saber que aqui se consome menos pimenta e temos que ter cuidado para não desagradar as pessoas. Não podemos criar uma má impressão da comida mexicana.”

A base da culinária mexicana, sem dúvida, é o milho. E o milho é a base para o principal prato do país, a tortilla, que é considerada o ‘Pão do México’. Esse prato de tornou popular e ganhou o mundo com diversas versões. Como o advogado e arquiteto Luiz Otávio Amaranto, que se rendeu as tortillas e hoje se tornou um especialista no prato. “Já é tradição na família, sempre faço festivais, com diversos recheios”. Amaranto relata, ainda, sua viagem recente ao país. “No começo do ano viajei para o México e me fartei, fui a casa famosas de tortilla, assim como comi todas que via pela rua. Foi inesquecível, ainda mais, pelos cinco quilos que ganhei (risos).”

Outro ícone do México é a tequila, uma bebida feita a partir da destilação da planta popularmente conhecida como agave azul. A bebida é produzida em uma região demarcada por lei, no Estado de Jalisco, em um lugar que deu origem ao nome da bebida, Tequila.

Além disso, o México cedeu ao mundo gastronômico um de seus principais ingredientes, o tomate. Muitos pensam ser da Itália sua origem, mas o tomate tem sua origem no calhiente país mexicano.