Comidas típicas das festas juninas

0

Comidas típicas das festas juninas

Junho é o mês das tradicionais festas juninas. Cabelos trançados, bandeirolas e, claro, comidas típicas. O cardápio para esse tipo de festa é extenso e bastante tentador. De paçoca a maça do amor. De canjica a pinhão. E de quentão a vinho quente. Tudo para comemorar a época e manter a tradição.

E por falar nisso, a historiadora Paula Queimerde explica que embora a festa tenha origem na religião católica, que celebra neste mês três santos, Santo Antônio, São Pedro e São João, a tradição é cultivada por todos, independente de cresça. “Esse evento se tornou parte do folclore e criou uma identidade cultural muito forte, que ultrapassa crendices”. Ela explica, ainda, que as festas fazem parte do calendário anual, principalmente nas escolas, que seguem à risca as brincadeiras e comidas típicas.

A dentista Josiane Nunes Guiduce, mãe de dois filhos, Gabriel de 13 anos e Guilherme de 8, conta que a época é esperada com ansiedade pelos meninos. Além das festas escolares, ambos fazem aniversário no mês de junho, o que é fogueira garantida. “Eu até proponho outros temas, mas eles sempre pedem festa junina. Eles são loucos com as guloseimas e brincadeiras”.

Com tanta experiência, Josiane até dá algumas dicas sobre o assunto. “Por ser festa de criança, que não para quieta um minuto, gosto de fazer muitas comidas práticas, para eles irem comendo enquanto brincam”. Comidas como pipoca, amendoim, bolo, espetinhos, maça do amor, pé-de-moleque e milho cozido sempre fazem parte do cardápio da dentista.

Confira uma receita super fácil de paçoca de amendoim caseira, ideal para as festas juninas.

Ingredientes
500 gr de amendoim
1 lata de leite condensado
1 pacote de biscoito maizena

Preparo
Antes de começar a receita, prepare o amendoim. Torre em fogo baixo, mexendo sempre, até começar a soltar a pele. Depois deixe esfriar e retire o restante das peles, separando-as do amendoim. Triture bem o amendoim e depois os biscoitos. Em um recipiente, misture o amendoim e o biscoito moído e acrescente o leite condensado. Misture bem até formar uma massa homogênea. Coloque em uma forma, pressionando bem com as mãos. Leve à geladeira por 2h e corte em quadrados pequenos.