13.12.2010

Comidas para ceia de Natal


Comidas para ceia de Natal

Natal próximo e as pessoas já começam a ficar contagiadas com o espírito de confraternização e festas. Além de pensar em presente, enfeites e amigo oculto, é fundamental planejar as comidinhas para a esperada Ceia de Natal.

Para a empresária Helena Cardoso, o maior desafio para a ceia é agradar a todos os gostos. “Reunimos muitas pessoas e cada uma tem suas preferências, por isso, o cardápio tem que ser bem pensado, para que todos fiquem satisfeitos”.

Já a colega de trabalho de Helena, Cláudia Souto Lins, ressalta que mesmo com paladares diferente à mesa, as Comidas Tradicionais de Natal não podem faltar. “Faz parte do Ritual do Natal, ter uma mesa bem característica, com rabanada e tudo mais”.

Conheça um pouco mais sobre a origem de algumas Comidas para Ceia de Natal.

Peru
De origem asteca, o peru é uma ave que engorda com facilidade e, por isso, tido como sinal de fartura, uma vez que sua produção era abundante. Tornou-se comum entre as classes menos favorecidas, pois o custo era menor do que outras carnes. Atualmente, a tradição se consolidou, fazendo parte de todas as ceias de Natal.

Panetone
Reza a lenda que está comida nasceu de uma história de amor. Isso porque um padeiro, chamado Toni, para impressionar o pai da mulher por quem estava apaixonado, elaborou a receita deste pão especial. Assim, todos chamavam a iguaria de ‘pão do toni’, que mais tarde se tornara panetone.

Bacalhoada
Em função do alto preço do bacalhou após a Segunda Guerra Mundial, o uso deste ingrediente em receitas se tornou menor, sendo dedicado a duas datas em especial: Natal e Páscoa. A partir disso, a bacalhoada se tornou típica no cardápio natalino, independente das oscilações de preço do peixe.

Rabanada
A sobremesa surgiu da necessidade de aproveitar os pães velhos e duros, que eram jogados fora. Com esses restos fatiados, molhados no vinho ou na calda de açúcar, depois passados nos ovos e, em seguida, fritos, nasceu a tradicional e fácil receita de rabanada.

Por favor, digite o texto da imagem abaixo

captcha