Comidas especiais para o inverno

0

Comidas especiais para o inverno

As baixas temperaturas no inverno servem como tema para elaboração de cardápios e pratos especiais. A estação acaba se tornando característica no que diz respeito à gastronomia, uma vez que pratos como caldos e fondues são estrelas nessa época.

Muitos contam os dias para a chegada do inverno, como a design Tainara Brandão, que mesmo antes da estação já começa a selecionar receitas. “Todo ano é a mesma coisa, começa a se aproximar o inverno e eu começo a minha busca. Tenho uma coleção de receitas de sopas e caldos”.

A nutricionista Amanda Livuzt explica que isso não é somente questão de hábito, mas também de necessidade física. “Nosso corpo gasta mais energia para se aquecer no inverno, o que nos leva a consumir mais calorias. Além do fato de comidas quentes transmitirem a sensação de aquecimento do corpo”.

É comum que os restaurantes e bares também entrem nessa sintonia, com criações especiais para época. A rede Salad Creations acaba de lançar a campanha ‘Estação de Sabores’, com saladas, quiches e sopas quentinhas.

Para uma opção bem romântica, nada melhor que as deliciosas fondues. Pensando nisso, o Restaurante Paladino, em Belo Horizonte, faz uma temporada de fondues para o inverno, trazendo, além dos tradicionais, criações inusitadas como a Fondue Mineira, que tem na receita queijo canastra.

Se você prefere curtir o friozinho em casa, a dica é preparar um delicioso e prático chocolate quente.

Ingredientes:
100 gr chocolate amargo picado
400 ml de leite
02 colheres de sopa de rum
03 colheres de creme de leite
Raspas de chocolate branco
Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo:
Aqueça em uma panela o leite, o rum e o chocolate amargo. Coloque em uma xícara e adicione, mexendo com cuidado, o creme de leite e as raspas de chocolate branco. Decore com as folhas de hortelã e sirva em seguida.