Combinação poderosa: frutas secas e castanhas

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Juntar esses alimentos pode ser mais benéfico à saúde, além de trazer mais saciedade, do que fazer o consumo de apenas um deles

Para quem tem buscado saúde e um ritmo de vida mais equilibrado, a dica é unir sementes, frutas secas e castanhas na alimentação. Estes ingredientes naturais estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros. Podem ser consumidos isoladamente, compostos em um mix ou até em receitas e saladas. O que muitos não sabem é que os benefícios podem ser ainda mais poderosos se eles forem consumidos de forma combinada no dia a dia.

De acordo com a nutricionista Klara Rahmann, consultora da EnovaFoods, combinar esses alimentos é uma estratégia muito vantajosa. “Cada um desses ingredientes tem nutrientes específicos, que quando combinados, fornecem uma gama mais ampla de benefícios ao corpo, devido a composição mais completa em macronutrientes – proteínas, carboidratos e gorduras boas – e micronutrientes – vitaminas, minerais e agentes naturais antioxidantes e antiinflamatórios – agregando assim, maior valor nutricional, além de aumentarem a sensação de saciedade”, explica.

Além disso, as oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, amendoim e outras – fornecem um balanço de gorduras boas e proteínas essenciais ao organismo. Já as frutas secas, devido ao processo de desidratação, concentram o açúcar natural e são carregadas de micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e antioxidantes. “Os nutrientes das frutas secas são melhores aproveitados pelo organismo a partir da combinação com nuts e sementes”, reforça Klara.

Conheça alguns dos benefícios dessas combinações:

  1. Trazem saciedadeAs castanhas são ricas em fibras, gorduras boas e possuem alto teor proteico, fazendo com que aumente o estímulo da saciedade. Essa composição de nutrientes provenientes das nuts, por exemplo, ajudam a controlar a velocidade da absorção do açúcar no sangue, o que também reforça o prolongamento da sensação de saciedade.
  2. Ricas em fibras, vitaminas e mineraisAs frutas secas contêm muitas fibras e fornecem ao organismo minerais, vitaminas e fitonutrientes essenciais, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória e estão altamente associados à prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, diabetes e doenças cérebro-degenerativas. Durante o processo de extração da água nas frutas, os microelementos se concentram do interior para fora, o que aumenta a densidade das vitaminas e minerais nas frutas secas.

    As nuts também possuem o seu conteúdo próprio de nutrientes essenciais, de forma que quando consumidas com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes

  3. Fonte de energia imediata: mais disposição!As oleaginosas são boas fontes de proteína vegetal e gorduras monoinsaturadas. Por conterem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse, também melhoram a memória e a produção de energia. A semente de abóbora, por exemplo, possui triptofano, um aminoácido que pode ajudar a regular o sono.
  4. Doce saudávelPor causa do processo de desidratação, as frutas secas acabam concentrando mais nutrientes, como minerais e vitaminas. Além disso, concentram também açúcares naturais da própria fruta, o que faz ampliar o paladar mais doce. Ou seja, elas podem ser boas opções de sobremesa ao mesmo tempo em que trazem valor nutricional.

Conheça três mixes poderosos de castanhas, frutas e sementes que são práticos e na porção ideal para um lanche entre as refeições:

  • Morango, semente de abóbora e amendoim: combina vitamina C, fibras, proteínas e gorduras boas.
  • Kiwi, amendoim e amêndoa: traz potássio, vitamina C, E, B12, fibras, proteínas, gorduras boas, magnésio e fósforo.
  • Cranberry, amendoim e castanha de caju: rico em proantocianidina – antioxidante que ajuda no trato urinário -, vitaminas C e E, fibras, proteínas, gorduras boas, magnésio, fósforo e zinco.