Chef, o cabeça

0

Por Marina Albano

De acordo com a Wikipédia, chef (“chefe”, em francês, por sua vez do latim caput, “cabeça”, “líder”) é o indivíduo que elabora os pratos e organiza toda a cozinha do restaurante. Porém, não é só isso. Há alguns anos, cozinheiro era atividade de quem não tinha condições de estudar, atuava mesmo por falta de opção. Não havia tanto prestígio como hoje.

O crescimento e a valorização da profissão no Brasil coincidiram com a multiplicação dos restaurantes e refletiu na escolha de muitos jovens que resolveram trocar as carreiras universitárias tradicionais pelas cozinhas e panelas. Alguns mais pelo “glamour” que se criou em torno da cozinha, outros porque se apaixonaram.

E para quem pensa que a vida de cozinheiro é um mar de rosas, doce engano. São longas jornadas de trabalho, em pé, perto de fornos e fogões. Além de finais de semanas e feriados inteiros em frente às panelas.

Mas essa atuação vai muito além da cozinha. É necessário dedicação, amor e seriedade. E no dia 13 de maio se comemora o dia desse profissional que aguça sentidos e leva prazer aos nossos pratos. O Gourmet Virtual agradece e parabeniza todos esses profissionais e em especial os nossos parceiros! Um dia de sabor a todos!