Cardápio especial para o Dia das Crianças

0

Por Marina Albano

O dia das crianças está chegando e as mamães querem satisfazer os pequenos, enquanto eles pensam mesmo em diversão. A boa alimentação é essencial, podendo ser saudável, saborosa e divertida. Na hora das refeições, as crianças costumam rejeitar as saladas e o feijão, por exemplo, aceitando apenas as frituras, refrigerantes e carnes.

Por isso, a dica é envolver as crianças com alimentos coloridos e saborosos.
A chef Heloisa Bacellar criou um menu que vai agradar tanto os pais quanto à criançada. Confira duas receitas da chef.

Bolo de chocolate

Ingredientes

1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara de azeite de oliva virgem
4 ovos
2 xícaras de leite (ou água)

Modo de fazer

Coloque o chocolate, o açúcar, a farinha, o fermento e o bicarbonato numa tigela grande e misture com batedor de arame até tudo ficar da mesma cor. Junte o azeite, os ovos e o leite e bata até conseguir uma massa lisa e uniforme (se preferir use a batedeira). Coloque a massa na assadeira já untada e enfarinhada, leve ao forno pré-aquecido e asse por uns 35 minutos, até que o bolo esteja crescido, firme e com as bordas soltando-se das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Retire do forno, aguarde 15 minutos e desenforme o bolo sobre um prato raso.

Crêpes com mussarela, tomate e manjericão

Ingredientes para massa

3 xícaras de leite ou água
6 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
¼ de xícara de azeite de oliva virgem

Para o recheio

10 tomates vermelhos e maduros
2 dentes de alho inteiros e sem casca
30 raminhos de manjericão
20 bolas de mussarela de búfala cortadas em 4 partes
Sal e pimenta-do-reino
Azeite de oliva virgem

Modo de fazer

Para a massa, coloque o leite, os ovos, a farinha, o sal e o azeite numa tigela média, misture com um batedor de arame até obter uma massa lisa, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Em seguida, aqueça um fio de azeite numa frigideira antiaderente de uns 18 cm, despeje mais ou menos ¼ de xícara de massa e movimente a frigideira bem rápido para espalhar e conseguir uma crêpe fininha e uniforme. Espere dourar nas bordas, vire para dourar do outro lado, transfira para um prato e prepare outra, juntando mais um pouquinho de azeite se as crêpes começarem a grudar. Se quiser, prepare as crêpes na véspera e guarde na geladeira, ou congele por até 2 meses e aqueça na frigideira ou no microondas antes de servir.
Para o recheio, aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo), corte os tomates em 4 partes de comprido, descarte as sementes e coloque num refratário médio com o alho, sal, pimenta, 10 ramos de manjericão e regue com azeite. Asse por mais ou menos 1 hora, até que o tomate esteja macio e perfumado. Retire do forno, espere amornar, descarte as ervas murchas e os dentes de alho, solte e descarte as peles dos tomates e reserve o caldinho da assadeira. Unte com azeite um refratário médio e aumente a temperatura do forno para 220ºC (alto). No centro de cada crêpe espalhe 4 pedaços de tomate, 4 de mussarela, 2 raminhos de manjericão, depois enrole como um charuto ou dobre como um leque e transfira para o refratário. Regue as crêpes com o caldinho da assadeira. Leve as crêpes ao forno por uns 10 minutos, apenas o bastante para aquecer e derreter a mussarela.