5 aplicativos que todo amante de vinho deve ter

0

Diante de tantas opções disponíveis nos supermercados, lojas e sites especializados, até mesmo os apreciadores de vinho mais experientes podem ficar perdidos. É nesse momento, que os aplicativos para smartphones entram colocando tudo na palma da sua mão.

São várias as opções disponíveis para iPhone e Android. E eles oferecem as mais diversas funções – de avaliação e classificação de rótulos até sugestões de harmonização e preços – que auxiliam a escolher um rótulo no supermercado ou acertar na seleção feita para o jantar.

Celulares a mão? Então aproveite a seleção de apps que preparamos para você.

Vivino Wine Scaner

Muito conhecido e popular, o Vivino conta com cerca de 19 milhões de usuários ativos. Com ele basta tirar uma foto do rótulo com a câmera do seu celular para receber informações sobre a composição do vinho, sua origem, harmonização e avaliação de outros usuários.

Com um banco de dados de 500 mil rótulos e 15 mil vinícolas, o app traz comodidade e praticidade. Na hora da pressa, no meio de uma loja ou até na internet, é possível fazer a escolha certa e ainda ter opiniões de quem já provou.

Mas se você vai jantar fora, tire uma foto da carta de vinhos e veja a classificação e análise dos vinhos.

O Vivino é gratuito e está disponível para Android e iPhone.

Hello Vino

Este aplicativo é indicado para iniciantes. Ele ajuda o usuário a escolher o vinho certo de acordo com diferentes fatores.

Você informa o que procura e o app oferece informações sobre sabores, comidas com as quais se harmoniza e até a região onde foi produzido. Após escolher o vinho ideal, é só salvar na sua lista de compras.

O aplicativo está disponível gratuitamente para iPhone e Android.

Selecting a Wine – For Dummies

Apesar do nome em inglês dizer (“Selecionando um vinho para leigos), o Selecting a Wine For Dummies traz informações úteis tanto para o amador quanto para os consumidores mais experientes.

Para os iniciantes nesta área, o app oferece glossário, sugestões de temperaturas para servir e harmonizações.

Já os mais conhecedores do assunto podem acompanhar dados do mercado e criar listas de favoritos, com suas opiniões e compartilhar com amigos.

O aplicativo é gratuito, mas está disponível apenas para iPhone.

Vintage Chart +

Lançado pela revista Wine Spectator, este aplicativo reúne informações sobre vinhos de mais de cinquenta regiões produtoras no mundo e ajuda o usuário a comparar os rótulos.

Além de dicas de qual vinho escolher para cada ocasião, o Vintage Chart + traz ainda mapas com a localização das vinícolas e a época ideal para abrir as garrafas guardadas na adega.

Gratuito, disponível para iPhone e Android.

Cor.KZ

O banco de dados deste app é de cair o queixo. São 1,5 milhões de rótulos. A Cor. KZ oferece informações através da leitura de código de barras das garrafas. São catalogados dados gerais sobre cada rótulo, incluindo preço, avaliações e até onde comprar.

Também é possível comparar duas garrafas, e ainda ajuda na administração da adega e a manter um histórico do que foi consumido.

Feito para usuários de iPhone, pode ser integrado ao Twitter e Facebook para trocar informações com os amigos. Há custo para o download.

 

Curiosidades sobre o vinho

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas do mundo e seus benefícios à saúde são frequentemente divulgados. Listamos algumas curiosidades:

A popularidade do vinho

Muitas pessoas relacionam o preço do vinho a sua qualidade. Mas isso não é verdade. O valor de uma garrafa de vinho pode variar devido: o produtor, a localização, a cotação do dólar e até premiações.

Em degustações às cegas, feitas por sommeliers de todo mundo, é comum que vinhos com preços mais acessíveis sejam bem avaliados.

Rolha ou rosca

As melhores garrafas, normalmente, são fechadas com rolha. As rolhas permitem que o vinho respire e que envelheçam de maneira apropriada.

Nem todo vinho deve envelhecer

Nem todos os vinhos ficam mais saborosos com o passar do tempo. Os brancos, por exemplo, são produzidos para consumo imediato ou de, no máximo, três anos.

Os tintos pedem consumo em até cinco anos. Mas grandes vinhos são armazenados e envelhecidos para evoluir com o tempo.

Aroma ou bouquet

Segundo os sommeliers, o bouquet se refere ao cheiro do vinho envelhecido, e o aroma diz respeito ao cheiro do vinho jovem.

 

“Enólogo”, “Enófilo” e “Sommelier” entenda o que cada um faz

O mundo dos vinhos é fascinante. Entre os envolvidos neste universo estão três personagens: o enólogo, o enófilo e o sommelier. Saiba o que cada um faz.

Enólogo

É o profissional responsável desde a produção do vinho até o processo de pós-colheita. Normalmente formado em agronomia.

Enófilo

São todos os apreciadores de vinho que buscam conhecimento sobre o assunto participando de encontros de vinhos. Não possuem formação na área.

Sommelier

É aquele especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. Possuem conhecimento aprofundado no assunto

 

Em casa ou longe dela, lance mão dos apps de vinho

Quando estamos na comodidade de nosso lar, é comum nos aventurarmos na cozinha, fazer aquele risoto ou uma bela massa. E na hora de escolher o vinho que vai harmonizar com a comida, já sabemos que temos diversas opções de aplicativos para ajudar nesta busca.

Para ter um jantar perfeito, basta buscar todas as informações e escolher o vinho adequado. Depois, comprar seu vinho online e degustar ao lado de uma boa companhia.

Mas, não é só em casa que esses aplicativos são úteis. O amante de vinho, também aprecia viajar, conhecer novos lugares e novos sabores. É nessa hora que ter um ou mais destes apps em seu smartphone é muito útil para fazer a escolha certa no restaurante escolhido.

Fonte: Divinho