Sopa que te quero sopa

0

Fáceis de fazer, saborosas e ainda aquecem, as sopas e caldos são as melhores opções para as baixas temperaturas do inverno. Há registros das sopas como uma das refeições mais antigas do mundo, sendo feitas a partir de alimentos como vegetais e pedaços de carne crua que eram triturados em água.

As sopas são mais líquidas que os caldos. Geralmente, com ingredientes variados, tem como base carnes, aves, peixes, vegetais e grãos. Na culinária mundial, seus sabores, consistência e ingredientes são variados. Os caldos são da família da sopa, mais espessos, engrossados e com ingredientes sólidos. Em geral, são cozidos com menos água e por um tempo mais prolongado em fervura leve.

A sopa é uma refeição considerada de baixo custo, de confecção simples e de digestão fácil, contendo uma série de vitaminas. A ingestão desse alimento auxilia nos regimes alimentares de controlo de peso e é uma boa refeição para crianças pequenas e idosos por ser de fácil ingestão.

Para esquentar os dias mais frios

Original da França, o Cassoulet possui as mais diversas versões espalhadas ao redor do mundo, mas possui como ingredientes básicos feijão e carnes, das mais variadas. No Bistrot Du Leme,  o prato preparado pelo Chef Paul Valliere é preparado com feijão branco e carnes nobre, como pato, cordeiro, lombo de porco, costelinha e bacon. A receita é servida aos sábados e domingos, das 12h à 01h da manhã e sai por R$75,00 (2 pessoas), incluindo uma taça de vinho. É ou não é uma ótima opção para esquentar os dias mais frios?

Com gostinho brasileiro

Confira abaixo duas receitas de Sopas indicadas pelo Chef Felipe Tavares:

Sopa de batata baroa (mandioquinha)

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

1 peito de frango

1kg de batata baroa

½ cebola repicada

4 dentes de alho repicados

Sal

Pimenta do reino

Azeite

Cheiro verde para finalizar

Modo de fazer

Em uma panela de pressão, doure o peito de frango com a cebola e o alho no azeite. Cubra com água, adicione sal e deixe cozinhar por aproximadamente 15min, ou até que o peito de frango esteja macio para ser desfiado.

Retire o peito do frango da panela e reserve a água do cozimento. Na mesma panela, com o caldo do frango, adicione a batata baroa descascada e cortada em cubos e cozinhe na pressão por 10min.

Desfie o peito de frango e reserve.

Bata a batata baroa com o caldo no liquidificador até obter um creme. Em uma panela, adicione o peito de frango desfiado ao creme de batata baroa e acerte o tempero com sal e pimenta do reino. Finalize com o cheiro verde e sirva quente.

Creme de cenoura com maçã verde

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

8 cenouras descascadas cortadas em pequenas rodelas

1 cenoura cortada em fatias finas para finalizar

1 cebola repicada

1 c. sopa de gengibre ralado

1 maçã verde descascada e cortada em fatias finas

300ml de iogurte natural

1 c. sopa de suco de limão

1L de caldo de legumes

Azeite

Sal

Modo de fazer

Em uma panela com um fio de azeite, refogue a cebola e o gengibre. Adicione a cenoura em rodelas e a maçã verde. Adicione o caldo de legumes, acerte o sal, e cozinhe com a panela tampada por 30min em fogo baixo.

Bata a preparação em um mixer/liquidificador até obter um creme liso. Acrescente 4 colheres de sopa de iogurte e o suco de limão e mexa bem.

Distribua o creme em pratos fundos e coloque uma colher de sopa de iogurte no centro de cada porção, sem misturar. Decore com algumas rodelas de cenoura crua e sirva. Sirva quente.