Praticidade e sabor na ceia de Natal

0

Como deixar a carne macia e suculenta, sem ressecar? E calcular a quantidade certa de bebida e comida para servir aos convidados? Sabe qual vinho ou cerveja harmonizam melhor com o cardápio? Estas e muitas outras dúvidas surgem no momento dos preparativos da ceia de Natal. Festejar com familiares e amigos é muito prazeroso, mas demanda planejamento e organização. O Oba Hortifruti orienta que o melhor a se fazer nos dias que antecedem o Natal é seguir o caminho da praticidade e da facilidade.

Alimentos pré-preparados, hortifruti já selecionado e carnes temperadas facilitam na hora de cozinhar os pratos que serão servidos na ceia de Natal. Para calcular a quantidade certa de entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas, a solução é analisar o número de convidados e os pratos que serão servidos. Uma peça do tradicional pernil, por exemplo, serve em média 10 pessoas. Já para deixar a carne mais suculenta, a dica é incluir temperos que amaciam, como abacaxi.

Pensando nas bebidas, a quantidade de garrafas dependerá do número de convidados. Uma garrafa de vinho serve 6 pessoas, uma de cerveja 2 e uma de espumante 3. Já o refrigerante, deve-se calcular 500ml por convidado.

Essas e outras dicas preciosas fazem parte do Guia Oba de Natal. Ainda está na dúvida de como preparar a ceia? Confira o Guia, leia as sugestões especialmente selecionadas e aproveite a festa. Mais informações em www.redeoba.com.br

Peru ao molho de frutas

 

Ingredientes:

1 peru de 3 a 4 Kg
½ copo de suco de limão
½ copo de vinho branco seco
6 dentes de alho amassados
2 folhas de louro
sal a gosto
2 colheres de margarina light

Molho:

200g de pêssegos, pedaços de abacaxi e uvas passas sem caroço
2 copos de água
1 copo de vinho branco seco
1 colher (chá) de sal
4 cravos-da-índia
1 colher (chá) de gengibre
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Tempere o peru com limão, vinho, alho, louro e sal. Deixe marinar por 2 horas. Após esse tempo, leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 2 horas, coberto com papel alumínio.

Retire o papel alumínio e deixe por aproximadamente uma hora, regando aos poucos com margarina. Reserve.

Molho:

Coloque as frutas no vinho e na água por 1 hora. Bata-os junto com o vinho e a água no liquidificador, acrescentando um pouco do molho do peru que ficou na assadeira.

Leve a mistura para a panela, acrescente cravo, gengibre, sal e o açúcar e cozinhe em fogo brando, sem parar de mexer, por aproximadamente 15 minutos ou até apurar bem. Enfeite o peru com frutas e coloque o molho à parte, numa molheira.