O melhor da gastronomia do Festival de Araxá

0

O melhor da gastronomia do Festival de Araxá

A cidade de Araxá, na região do triangulo mineiro, se torna palco de gastronomia este final de semana. A partir de amanhã, até domingo, a cidade recebe o 4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá, no Tauá Grande Hotel. O evento tem se dedicado principalmente a difundir a gastronomia, trazendo nomes de peso para sua programação.

O festival conta com atividades diversas em sua programação, de queijo a cachaça, de doce de mamão a café. Tudo distribuído entre festins, mostras, workshops, degustações e palestras.

Nesta edição, o destaque vai para os três chefs renomados, Emmanuel Bassoleil, Jefferson Rueda e Eduardo Avelar. Outro chef que merece destaque é Ivo Faria. Além de ser responsável pela curadoria do festival, o chef coloca a mão na massa, pois realiza um jantar a quatro mãos com Avelar.

Outro atrativo é a fiel participação do Clube da Cozinha de Araxá, que é formado por conterrâneos apaixonados por gastronomia. O clube é conhecido, em especial, por realizar verdadeiros eventos gastronômicos, como a ‘Paelha Caipira’, o ‘Festival Destrincho do Porco’ e o ‘Velório do Boi’.

No primeiro, os cozinheiros adaptaram a tradicional paella espanhola com ingredientes bem mineiros, como costelinha, lingüiça, cebola, pimentão e couve. No Destrincho do Porco, acontece um festival de comida típica, ao cozinharem em grandes tachos de cobre vários tipos de cortes de carne suína na sua própria gordura, lentamente sobre lenha. Já no Velório do Boi, um boi inteiro é espetado e assado durante 24h. O momento reúne curiosos em torno do animal que é velado pela noite toda, ao embalo dos contadores de causos e uma tradicional cachaça.

Confira a programação completa no site do evento.