Harmonização saudável e nutritiva para o verão

0


Sommelier e nutricionista indicam combinação de sushi de Quinoa com vinho branco.

Leve, saudável e refrescante. Essas características devem fazer parte da alimentação, principalmente durante a estação mais quente do ano.  O sushi, prato da culinária japonesa que possui mais de 200 anos de tradição, pode ser uma boa opção. E, para deixar a refeição ainda mais original, que tal trocar o arroz por quinoa?
Oginário dos Andes, o grão possui valor elevado de proteínas e também é encontrado nas versões flocos e farinha. “A quinoa em grãos pode ser consumida diariamente como substituta ou misturada ao arroz, pois auxilia no controle da diabetes e do colesterol alto”, destaca a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke.

Para acompanhar o sushi saudável, a sugestão do sommelier da Decanter, Igor Maia, é um vinho branco de boa acidez, como o Caliterra Tributo Sauvignon Blanc 2010. Segundo o especialista, a quinoa, somada à alga, o pepino e o abacate, trazem uma forte tendência à doçura, especialmente pela gordura sólida intrínseca do abacate. A harmonização com a bebida indicada contrapõe essas duas sensações. “Além de manter a refeição leve, o vinho branco irá proporcionar refrescância ao paladar, o que é essencial no verão”, afirma o sommelier.

 

Confira a receita do Sushi de Quinoa abaixo:

 

Sushi de Quinoa

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de Quinoa Real Orgânica em Grãos Vitalin

2 xícaras e 1/4 de água (540 ml)

4 colheres (sopa) de molho de soja

2 colheres (chá) de mel

2 dentes de alho picados

1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado

85g de tofu firme cortado em tiras

2 colheres (sopa) de vinagre de arroz

4 folhas de nori (folhas de algas marinhas própria para o preparo de sushi)

1/2 pepino  cortado em palitos

1/2 abacate  pequeno cortado em palitos

1 cenoura pequena cortada em palitos

 

Modo de preparo

Em uma tigela rasa, misture o molho de soja, o óleo de gergelim torrado, o mel e o alho, e deixe o tofu marinando por no mínimo 30 minutos. Na panela coloque a Quinoa Real Orgânica em Grãos Vitalin, a água e o sal no fogo. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe a quinoa cozinhando até ficar macia. Em uma tigela, misture a quinoa cozida com o vinagre de arroz.

Sobre uma esteira de bambu (para fazer sushi) coloque a folha de nori. Com as mãos úmidas, espalhe uniformemente 1/4 da quantidade de quinoa sobre a folha de nori, deixando um espaço vazio (aproximadamente 1 cm) na parte superior. Faça uma tira de ponta a ponta na parte de baixo do nori usando 2 pedaços de tofu marinado, ao lado do tofu coloque 2 pedaços de pepino. Em seguida faça uma tira com o abacate e outra com a cenoura.

Enrole a folha de nori usando a esteira de bambu para ajudar a moldar o sushi. Sele o sushi umedecendo a parte de cima da folha de nori com água. Faça o mesmo processo com os ingredientes restantes. Com uma faca de fio corte os sushis com aproximadamente 2,5 cm de espessura.

Dica do chef: utilize a opção de recheio da sua preferência.