05.07.2010

Cuidados com a alimentação durante o inverno


Cuidados com a alimentação durante o invernoNo inverno, com as baixas temperaturas, é comum as pessoas sentirem mais fome e não prestarem atenção ao valor calórico e nutricional do que se alimentam. Na maioria das vezes o inverno acaba se tornando sinônimo de aumento de peso e falta de cuidado com o corpo e com a alimentação, fazendo com que falte motivação para a prática de exercícios físicos, o que é um convite à gula e ao sedentarismo.

Para a nutricionista Thaís Souza, da Rede Mundo Verde, é importante ficar atento às escolhas dos alimentos. É necessário consumir regularmente vitaminas, minerais e fitoquímicos, que ajudam a estimular o sistema imunológico e a prevenir gripes, resfriados e infecções comuns no inverno.  De acordo com a especialista, os exageros na alimentação não são bem-vindos e podem  resultar no ganho de peso, fazendo com que as pessoas comecem a usar algum tipo de medicamento para controlá-lo, o que gera prejuízos à saúde.

Segundo a nutricionista, há dicas básicas para quem não pretende brigar com a balança e quer aproveitar a estação com mais saúde. “É importante beber bastante líquido, mesmo suando menos, beber água de coco ou sucos de frutas orgânicas”.

Outra dica é consumir  chás quentes nas noites mais frias da estação, o que ajuda a manter a forma. Os chás de ervas, além de trazer benefícios à saúde, não contêm calorias, ao contrário do chocolate quente e do capuccino, por exemplo. Também é importante evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “No inverno é comum as pessoas consumirem uma quantidade maior de vinho e conhaque para se manterem aquecidas, porém, 1g de álcool tem 7Kcal, e seu consumo em  doses elevadas favorece o aumento de peso e a desidratação”. A nutricionista instrui, ainda, que ao escolher um bebida alcoólica, opte por uma sangria, que pode ser  diluída e contém poucas calorias e menos álcool, além de ser mais nutritiva.

Dicas para alimentação no inverno

– Ficar atento às escolhas dos alimentos;
– Consumir alimentos ricos em vitaminas e sais minerais;
– Beber bastante líquido, na forma de água, suco ou chás;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Consumir sopas saudáveis;
– Ao consumir doces, opte por barrinhas de cereais, granola, chocolate amargo e frutas secas.

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