Comida di Buteco no Rio

0

Comida di Buteco no Rio

Junho de 2010 é mês de Copa. E de cozinha também! Pelo menos para os cariocas, que terão um motivo a mais, além dos jogos do Brasil, para se mobilizarem em torno de uma boa mesa de bar. Enquanto os 32 países classificados para o maior evento do futebol mundial se enfrentam nos gramados da África Sul, no Rio os 31 melhores botequins da cidade disputarão os prêmios da terceira edição do concurso Comida di Buteco, que acontece entre os dias 28 de maio e 27 de junho na cidade.

A diferença entre as duas “competições” é que no Rio de Janeiro não haverá perdedores. Com o evento, todo mundo ganha, uma vez que o Comida di Buteco tem como objetivo principal resgatar e promover a culinária de raiz. E nesse quesito, a novidade da edição deste ano é de dar água na boca: todos os petiscos concorrentes são inéditos e exclusivos, desenvolvidos pelos estabelecimentos especialmente para o festival.

O ganhador sai de uma decisão compartilhada entre o julgamento popular e os votos de um júri de especialistas. Para ser eleito como melhor, o estabelecimento deve zelar pelo atendimento, temperatura da bebida e higiene. O peso de cada voto é o seguinte: 70% para o petisco concorrente, 10% para o atendimento, 10% para a bebida e 10% para a higiene do local.

Nascido em Belo Horizonte, o concurso é um dos mais importantes eventos do calendário da gastronomia nacional, com repercussão em todo o país e no exterior. O evento já atingiu proporções nacionais e esse ano a agenda do Comida di Buteco envolve as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia e ainda as cidades: Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP). Além de Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia (MG).

Mais informações: www.comidadibuteco.com.br