Concurso cultural Chef Brumadinho Gourmet, vai premiar cozinheiros com bolsa de até 80% em faculdade de gastronomia

0

Edição anterior do festival reuniu 55 mil visitantes nos quatro dias de evento; mais da metade turistas

Já imaginou deixar o anonimato da cozinha de casa para ganhar o estrelato pilotando fogões Brasil afora? Apaixonados pelos encantos da gastronomia poderão ter essa oportunidade daqui a pouco mais de 40 dias. Tradicional festival de culinária na Grande BH, o Brumadinho Gourmet, em Casa Branca, tem novidade este ano. O evento será palco do Chef Brumadinho Gourmet, premiada disputa entre amadores que desejam se aperfeiçoar e, de quebra, ficar famosos.

Para participar da competição é preciso se inscrever com antecedência. O prazo para candidatar as receitas – entrada, prato principal e sobremesa – , que precisam ser 100% autorais, termina no próximo dia 12. Somente cozinheiros amadores ou estudantes de gastronomia podem participar, desde que tenham pelo menos 18 anos.

A primeira “peneira” da competição irá selecionar os 60 candidatos que irão cozinhar para os jurados do concurso. O teste de fogo será feito com a sugestão de entrada, que deve ser montada em dez minutos. O mise en place (organização dos ingredientes) deve ser levado pronto por cada um dos concorrentes.

Na segunda etapa, com metade dos participantes, será a vez da avaliação da sobremesa, feita em 20 minutos. Já a semifinal definirá os 15 melhores pratos principais e a final escolherá os cinco campeões, que irão preparar o menu completo.

Apresentação, diversificação dos ingredientes utilizados, criatividade e originalidade das receitas serão os critérios utilizados pela banca de jurados. “Nosso interesse é justamente promover quem cozinha em casa, no sítio. Estamos buscando essas pessoas”, ressalta Julio Toledo, proprietário da JP Cultural, organizadora do Brumadinho Gourmet.

Premiação

Os cinco vencedores da disputa ganharão troféu, avental personalizado, brindes de patrocinadores do evento e o melhor: bolsas de 80% (para o primeiro colocado) e de 50% (para os demais) para o curso de gastronomia das Faculdades Promove, em Belo Horizonte.

Coordenador da graduação e curador do concurso, o chef de cozinha Jackson Cabral diz que o principal objetivo do Chef Brumadinho Gourmet é despertar talentos. “Queremos mostrar que não é só aquele profissional da TV ou o chef famoso que podem cozinhar, mas que a cozinha é um local democrático, aberto para todos”, diz.

As inscrições para o Chef Brumadinho Gourmet devem ser feitas até 12 de agosto no site: faculdadepromove.br/bh/chefbrumadinho. Ao todo, 60 candidatos serão selecionados e cinco, premiados. O evento vai de 7 a 10 de setembro

Além disso:

O tema da 9ª Edição do Brumadinho Gourmet é “temperado com cerveja”. A ideia é que os pratos apresentados pelos restaurantes participantes tenham a bebida fermentada como um dos ingredientes principais ou que possam ser simplesmente harmonizados com a loura gelada, preferência nacional entre os brasileiros.

Ao todo, 14 estabelecimentos, sete de Brumadinho e sete de cidades vizinhas, dentre elas Belo Horizonte e Contagem, irão participar. Proprietário da JP Cultural, organizadora do evento, Julio Toledo ressalta que todo o menu servido passará pela avaliação de jurados para que os critérios exigidos sejam seguidos.

Essa edição do Brumadinho Gourmet acontece em um espaço de 8 mil metros quadrados, na entrada de Casa Branca – povoado do município. A expectativa é de que 8 mil pessoas circulem por lá, diariamente. Além da rica e diversificada gastronomia, os visitantes que passarem por lá poderão apreciar shows, artesanato e quitandas e doces feitos por produtores locais.

Fonte: Hoje em Dia

.