Pro dia nascer feliz: alimentos que provocam a sensação de bem-estar

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É fato que alguns itens da dieta são imprescindíveis para a saúde, entretanto, além de um corpo saudável, alguns alimentos têm a capacidade de provocar a sensação de felicidade. E isso não fica restrito apenas ao chocolate, como muitas pessoas costumam dizer. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi (pesquisa realizada pela revista Exame), essas comidas aumentam a produção de neurotransmissores (principalmente a serotonina) responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e pela criação dessas sensações.

Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos.

Todavia, somente o consumo isolado dessas substâncias não é capaz de proporcionar o efeito desejado. É preciso manter o equilíbrio na alimentação e preservar a saúde.

Confira algumas comidas com o “poder da felicidade”:

 

 

 aveia (1)Aveia

Composto por carboidrato e grande fonte do aminoácido triptofano, a aveia ajuda o organismo a liberar serotonina e, com isso, provoca a sensação de felicidade. Com o crescimento dos níveis cerebrais de serotonina, os sintomas de depressão e insônia se reduzem, de acordo com a especialista.

 

grao-de-bicoGrão-de-bico

Com o grão-de-bico, a produção de serotonina no corpo ganha um upgrade, já que o alimento é rico em triptofano, o aminoácido responsável pelo bom humor. De acordo com a nutricionista, quando se consome carboidratos, também presentes no grão-de-bico, eles estimulam a passagem de triptofano para o cérebro, ajudando na produção de serotonina e na sensação de felicidade.

 

 

Laranjalaranja-580x386

Por conter vitamina C e cálcio, a laranja é eficiente na melhora do humor, no relaxamento muscular e no combate ao estresse. Pesquisas indicam que esse efeito acontece porque, entre outros benefícios, a vitamina C diminui a quantidade de hormônios do estresse no sangue e reduz fatores que indicam o estresse físico e emocional, como a perda de peso, por exemplo.

Pimenta tipos-de-pimenta-como-usar-01

Além de ajudar a emagrecer, por aumentar o metabolismo, a pimenta dá sensação de euforia, reduz o estresse e melhor a depressão. Tudo isso é efeito da chamada capsaicina, que dá o sabor ardido ao tempero.

Banana  barnarnars3

Reunindo vários nutrientes presentes nos alimentos anteriores, a banana é uma boa opção para ficar mais feliz por meio da alimentação. Em sua composição há triptofano, magnésio, carboidratos, potássio, e as vitaminas B6 e biotina. Também chamada de piridoxina, a vitamina B6 previne depressão, ansiedade, irritação e ainda atua no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores.

Fonte: Revista Exame